A tomografia computadorizada (CT) de tórax é parte integrante da avaliação de paciente com pectus excavatum. Entretanto, a CT de tórax deve ser feita de maneira diferente do que na maioria das CTs de tórax rotineiras. Vou detalhar como solicito a CT de tórax em casos de pectus.
A primeira orientação é que no pedido do exame seja incluída a solicitação de reconstrução sagital das imagens. Essa incidência ajuda a avaliar a presença ou não das sínfises esternais e da forma do osso esterno.
Outro aspecto importante é que para que o exame tenha uma imagem nítida o paciente não pode respirar (pausa respiratória) enquanto o exame está sendo feito. O problema é que na maior parte das vezes a CT de tórax é solicitada para avaliar pulmões ou órgãos intratorácicos. Nesses casos, o exame deve ser feito com expansão pulmonar para aumentar a acurácia diagnostica do método.
Tanto é assim que antes de iniciar o exame o paciente ouve uma gravação que orienta a encher o peito de ar (inspirar profundamente) e prender a respiração. No caso do pectus, é o oposto. O exame é para avaliar a parede torácica e, portanto, não é desejável que o paciente faça inspiração profunda porque essa manobra reduz a profundidade do pectus no exame (1).
Assim, quando você for fazer a tomografia e ouvir a gravação orientando para “encher o pulmão de ar”, lembre-se de puxar só um pouco de ar para não ficar sem folego (mas não faça inspiração profunda) e, em seguida, prenda a respiração para o exame ser completado.
Portanto, um pedido de tomografia ficaria assim: “CT de tórax sem contraste, com reconstrução sagital (realizar o exame em pausa respiratória sem inspiração profunda).”
Um outro ponto é como dar acesso ao exame para seu medico. O ideal é que a clínica de radiologia onde você fez o exame permita avaliar on line, no site da própria clínica.
Mas além disso, muitas vezes será necessário realizar medidas na sua tomografia. Para isso vamos precisar do arquivo digital do exame, que se chama DICOM. Essa sigla vem do Inglês e significa Digital Image and Communications in Medicine (você não precisa decorar isto).
Portanto, quando for fazer a tomografia, avise na clínica que seu médico vai precisar baixar o DICOM da tomografia e não esqueça de pedir o login e senha para isso.

Referências:
1. Togoro SY, Tedde ML, Eisinger RS, Okumura EM, de Campos JRM, Pêgo-Fernandes PM. The Vacuum Bell device as a sternal lifter: An immediate effect even with a short time use. J Pediatr Surg. 2018;53(3):406-410. doi: 10.1016/j.jpedsurg.2017.04.016.