Alguns aspectos relacionados a exercícios físicos no pectus merecem comentários. As pessoas perguntam se exercícios físicos são bons para o pectus (seja excavatum ou carinatum).
A resposta é: Não, não é!
Exercícios físicos não alteram a deformidade, mas ajudam muito os portadores de pectus. O racional é que os exercícios físicos melhoram a postura, o desenvolvimento da caixa torácica, estimulam crescimento saudável, melhoram o bem estar psicológico, etc…A finalidade do exercício não é corrigir o pectus, mas estimular o desenvolvimento saudável da criança/jovem.
Entidades medicas conceituadas recomendam que crianças de 3 a 5 anos devam ser fisicamente ativas e de 6 a 17 anos devam ter no mínimo 60 minutos por dia de atividade física intensa. Obviamente que as recomendações persistem para adultos (1).
Outra pergunta frequente é se natação é o esporte ideal para portadores de pectus?
Não existe “esporte ideal” para pectus. Natação é um excelente exercício, mas não é facilmente acessível, e em geral esse acesso não é barato. Por conta disso, nunca recomendo natação nem nenhum outro esporte específico para os pacientes. Minha conduta é perguntar qual o esporte que o paciente prefere porque com isso ele vai praticar mais tempo e mais intensamente.
Também não é incomum as mães contarem que o filho pratica determinada atividade às terças e quintas feiras, por exemplo. A pergunta que faço é: “E o que ele pratica nos outros cinco dias da semana? ”. Não é demais reforçar que, principalmente para crianças e adolescentes, a atividade física deva ser diária!
Importante lembrar que além de academias e clubes, a atividade física pode ser praticada em casa. A internet tem muitos vídeos tutoriais que ilustram como fazer exercícios sem depender de dispositivos, utilizando apenas o peso do corpo. Recomendo sempre que os pacientes façam no mínimo três exercícios, um deles para fortalecimento da musculatura geral e dois para melhorar a postura. Os exercícios são estes:
⦁ Ponte ou prancha: permanecer o maior tempo possível apoiado nos cotovelos e ponta dos pés. Fortalece a musculatura de forma geral (Fig. 1).

Figura 1 – Representação esquemática de ponte ou prancha.
⦁ Superman: adotar a posição de voo do Superman e permanecer o maior tempo possível. Fortalece a musculatura paravertebral. Ajuda a corrigir a postura (Fig. 2).

Figura 2 – Posição Superman.
⦁ Alongamento do tendão do musculo peitoral: com o braço estendido e apoiado, gire o corpo no sentido de alongar o musculo peitoral. Faça com os dois braços. Ajuda a corrigir a postura (Fig. 3).

Figura 3 – Representação esquemática do alongamento do musculo peitoral esquerdo à esquerda, e do peitoral direito do lado direito.
Existem inúmeras variações destes exercícios; na internet você encontra vídeos com orientações adequadas.
Referências:
1. https://www.heart.org/en/healthy-living/fitness/fitness-basics/aha-recs-for-physical-activity-in-adults